CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Cultivar plantas de cobertura com incentivo? Onde?


Cultivar plantas de cobertura com incentivo? Onde?

Plantas de cobertura são espécies vegetais utilizadas, normalmente na entressafra, para se conseguir melhor conservação do solo e produzir palha para uma boa semeadura direta. É impossível se conseguir semeadura direta de qualidade sem palha. O Brasil é o País com a segunda maior área em semeadura direta, no mundo. Iniciativa de quem? De muitos agricultores, preocupados com a conservação de seu bem maior, a terra. Enquanto a agricultura produtiva, econômica é demonizada por muitos grupos auto-declarados ecológicos, ela vem fazendo sua parte com relação à conservação de nossos recursos. Investindo, praticamente sem apoio oficial. Pode-se alegar que existe o Programa de Baixo Carbono do Governo Federal. Existe? Como está funcionando?

Muito bem, vamos sonhar um pouco. No Estado de Iowa, nos Estados Unidos foi lançado um programa: Unilever/ADM Sustainable Soy Continous Improvment Program, com apoio governamental. Basicamente, o programa visa estabelecer condições para que a Archer Daniels Midland Company (ADM) possa suprir a Unilever com soja produzida de modo sustentável. Cada agricultor que usar plantas de cobertura pela primeira vez terá uma ajuda de custo de US$ 60.00 por hectare para adquirir sementes. Além disso, há desconto na aquisição de sementes de uma determinada companhia, mais assistência técnica. Para quem já usa plantas de cobertura, o incentivo é de US$ 36.00. Os participantes do programa podem ainda participar de treinamentos e dias de campo. Quem assume o custo da participação na compra de sementes é o Departamento de Agricultura do Estado de Iowa. Lógico que o programa limita a área beneficiada e o custo é dividido apenas na primeira compra de sementes. Entretanto, é fornecido um aplicativo que permite ao agricultor calcular os ganhos advindos da aderência ao programa. Como dá lucro, ele acaba ficando e passa a cultivar plantas de cobertura regularmente.

Entre os principais problemas na conversão da agricultura tradicional, no Brasil, para uma agricultura mais conservacionista, com rotação de culturas e uso de plantas de cobertura para proteger o solo e ciclar nutrientes, está justamente no investimento necessário na aquisição de sementes e na falta de conhecimento técnico para implantação. Não muito diferente do Estado de Iowa.

No Brasil temos agricultores que se preocupam em fazer uma agricultura melhor, temos Unilever e temos ADM, além de muitas outras companhias que se dizem preocupadas com sustentabilidade. Temos produtores de sementes de plantas de cobertura. Temos um governo que pensa e age, de fato, investindo para melhorar a sustentabilidade? Fica a sugestão: passar das palavras para a ação.


Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: