CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Casos como o do João Bumlai, pecuarista, amigo do Lula, preso na Lavajato, impactam o agronegócio?


17/12
Por: José Luiz Tejon Megido
Casos como o do João Bumlai, pecuarista, amigo do Lula, preso na Lavajato, impactam o agronegócio?


Comentário
share 
mail
print
Casos como o do João Bumlai, pecuarista, amigo do Lula, preso na Lavajato, impactam o agronegócio?
Por José Luiz Tejon às 06:12:34
 Casos como o do João Bumlai, pecuarista, amigo do Lula,  preso na Lavajato, impactam o agronegócio?
Sempre uma macula. Vem com o rótulo de pecuarista. E da mesma forma como uma gota de mercúrio cromo num cálice de água límpida, turva o líquido. Sem dúvida ruim para a categoria que não tem nada a ver com isso. Porém, se formos olhar as categorias, elas andam todas bem manchadas por exemplos nefastos, publicitários, advogados, administradores, banqueiros, esportistas.

Porém, o Bumlai vem mesmo da área de empreiteiras. Atuou na Constran, que era do Olacyr de Moraes, o ex-rei da soja, lá pelos anos 80, foi apresentado ao Lula em 2002 e cedeu sua fazenda para gravação de filmes da sua campanha política.

Hoje Bumlai simboliza um pecuarista falido e um usineiro em recuperação judicial. Ssua usina de etanol em Dourados, Mato Grosso do Sul, deve cerca de 1 bilhão e duzentos milhões de reais. Fora isso, vendeu uma linda fazenda chamada Cristo, no pantanal, ao banqueiro André Esteves, BTG Pactual. Agora da mesma forma outro jovem prodígio, high potential, preso.

A atividade agropecuária tem servido ao longo do tempo para esconder resultados conquistados de maneira suspeita. Porém, agora, não resistem mais a uma coisa chamada competência de produtor.

Ganhador de dinheiro suspeito, não tem vocação de produtor e quebra, perde na fazenda o que roubou fora da fazenda. O mundo do agro mudou, conhecimento, tecnologia e dedicação é tudo. Em 2016, o agronegócio significa uma esperança realista para todos os brasileiros, por mais que Brasília pare, o campo não consegue parar.

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: