CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Conselheira do CCAS assume Superintendência


05/03
Conselheira do CCAS assume Superintendência

Roberta Züge, médica veterinária e membro do Conselho Científico Agro Sustentável, assumiu em fevereiro o cargo de Superintendente Técnico Administrativo da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH).

Entre as principais funções, Roberta conduzirá a sistematização de processos, criando manuais e procedimentos que poderão permitir a rastreabilidade das ações e a repetibilidade, mesmo com as alternâncias de gestores. Todo o processo focará a transparência nas ações, desde as questões técnicas até as administrativas.

“O Brasil, para virar um player importante no cenário internacional de lácteos, necessita imprimir genética melhoradora nos rebanhos. As associações de raça leiteira são fundamentais neste papel, especialmente a holandesa, que possui genética de alta produção. Difundir estes conceitos, norteando boas escolhas e capilarizar o melhoramento genético é uma das minhas atribuições”, explica.

Somadas as atividades do escopo da ABCBRH, Roberta irá modernizar também as ações de auditorias nas filiadas, que atualmente precisam ser in loco, ou seja, presencial. “Com as tecnologias disponíveis e a possibilidade de rastreabilidade de documentos, certificações digitais, etc., acredito que novos meios podem ser criados para mitigar, principalmente, os grandes custos de deslocamentos para atender esta demanda”.

Os eventos também estão contemplados na estratégia da associação. “Em 2018 teremos o II Circuito Nacional da Raça Holandesa, que deverá ampliar o número de eventos e animais, que no ano passado abrigou seis etapas (exposições e julgamentos), com mais de 680 animais participantes. A expectativa é que sejam diversos encontros distribuídos em todo o Brasil”, afirma.

Recentemente, a ABCBRH assumiu o compromisso de realizar em 2019 o “Holstein das Américas”, fórum no qual os criadores da raça holandesa, de todo o continente americano, encontram-se para trocar avanços nas diferentes áreas do setor lácteo. Programado para a segunda quinzena de abril, o evento e deverá ocorrer em Curitiba. “Nossa expectativa é de realizar, além do fórum com palestras e temas pertinentes, visitas técnicas em propriedades leiteiras do Paraná”, conclui.

 

Raça holandesa

A raça foi a principal responsável pelo crescimento da produção de leite no Brasil. Há relatos que os primeiros animais foram trazidos no início da colonização, entre 1530 e 1535. Porém, foi somente alguns séculos depois que houve uma grande importação de animais, o que consolidou a raça como grande produtora de leite.  A ABCBRH, criada em 1935, registra e garante a origem e o padrão de bovinos desta raça. Hoje, mais de dois milhões de animais já foram registrados pela associação.

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: