CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Onde anda o estado da arte da tecnologia do agronegócio


09/10
Por: José Luiz Tejon Megido
Onde anda o estado da arte da tecnologia do agronegócio

Quem diria, a cidade de Pompeia, no interior do estado de São Paulo, próximo a Marília, está se desenvolvendo um polo nacional de excelência elevada na área da mecanização da agricultura de precisão. No próximo dia 12 de outubro celebramos o dia do agrônomo, do engenheiro agrônomo, e recomendo com veemência, procurem não se afastar, e ao contrário, aproximem-se dessa área da mecanização da agricultura de precisão. Entramos numa era disruptiva,  movida a sensores, e o novo agronegócio será de sustentabilidade intensiva, para gerenciar isso tudo, a educação tem parte fundamental e vital.

Dessa forma está sendo criado o CIAG - Centro de Inovação no Agronegócio, numa parceria  do governo do Estado de São Paulo , com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento , o Centro Paula Souza  e a Intel, sim, exatamente essa do mundo do Vale do Silício, a Intel e tudo isso estará ambientado na Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, criada pelo fundador das Máquinas Agrícolas Jacto.

Esse novo conhecimento, o da gestão da mecanização de precisão, será todo distribuído também pelos sistemas de redes e nuvens computacionais, uma verdadeira construção da inteligência artificial no novo agronegócio. Hoje, em Pompeia, a Fatec e a Fundação Shunji Nishimura já diplomam jovens nesse saber.

O secretário da Agricultura de São Paulo, Arnaldo Jardim, nos diz que não existe no mundo nenhuma iniciativa com a dimensão da criação deste  Centro de Inovação do Agronegócio, com ênfase na mecanização da agricultura de precisão, ou seja, precisamos de inteligência humana avançada para cuidar da inteligência artificial criada.

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: