CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Os desafios da agricultura sustentável no Brasil e no Mundo


15/09

Produzir mais, sem degradar o meio ambiente. Esse é o principal desafio da produção de alimentos no Brasil e no mundo. E nessa busca pela agricultura sustentável, o uso racional de agrotóxico, o investimento em tecnologia e a qualificação do produtor rural ganham, cada vez mais, o foco das atenções.

De olho nessa preocupação, o 10º Seminário Meio Ambiente e Cidadania, realizado pelo Hoje em Dia, levanta a discussão por meio da conferência “Agricultura sustentável: alimento para todos”. O tema será apresentado pelo engenheiro agrônomo Luiz Carlos Behring Nasser.

O especialista reforça que essa discussão é necessária, já que a produção de alimentos é crescente. Porém, ele destaca que os cultivos têm sido feitos de forma menos agressiva e mais sustentável.

Atualmente, as principais intoxicações alimentares têm sido causadas, em sua maioria, por bactérias presentes nas comidas. Por isso, cresce, cada vez mais, a exigência por produtos certificados, que são mais seguros para o consumo saudável.

Por causa dessa demanda, aponta Luiz Carlos, os governos municipal, estadual e federal têm tratado do assunto com mais atenção. “Isso é muito importante, pois faz a sociedade rural produzir alimentos de qualidade, sem agressão ao meio ambiente. Até os anos 1950, nós importávamos mais e produzíamos menos. Já na década de 1970, os governos começaram a investir em tecnologia e em treinamento dos técnicos brasileiros. Agora, começamos a colher esses frutos”, diz.

Link: http://www.hojeemdia.com.br/minas/os-desafios-da-agricultura-sustentavel-no-brasil-e-no-mundo-1.450289

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: