CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

A EVOLUÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA E A RIO+20


Em junho de 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada na cidade do Rio de Janeiro, recebeu o nome de ECO-92, e teve como objetivo conciliar o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente.  Esse evento foi o marco que consagrou o conceito de desenvolvimento sustentável, contribuindo para a mais ampla conscientização nas questões ambientais e sociais da humanidade.

A Agenda 21 foi o principal documento gerado na conferência e determinou a importância de todos os países a se comprometerem e refletirem sobre as questões socioambientais.  O capítulo 29 da agenda destaca as questões relacionadas à agricultura, com ênfase no desenvolvimento rural sustentável.

Neste mês de junho de 2012, acontecerá o evento Rio+20 e cabe uma análise da evolução e das mudanças que ocorreram na agricultura brasileira nesses 20 anos. Em 1992, a área sob plantio direto foi estimada em 1,3 milhões de hectares no Brasil, ocupando aproximadamente 4% da área de lavouras. Em 2012, essa área é estimada em 32 milhões de hectares, ou seja, 75% da área de lavouras.

Nesses 20 anos, as produções de grãos por unidade de área (hectare) aumentaram 44% em arroz, 72% em milho, 48% em soja e 64% em trigo. A redução no consumo de combustíveis com a adoção do plantio direto é estimada em 66%, o que equivale a reduzir 42 litros de diesel por hectare todo o ano. Com base em 32 milhões de hectares, o agricultor deixou de consumir 1,34 bilhões de litros de diesel na produção de grãos para cada safra. Com isso, deixa de emitir 3,59 bilhões de kg de CO2.

No início da década de 1990, o consumo de 1 litro de diesel produzia aproximadamente 25 kg de arroz, milho, soja ou trigo. Vinte anos depois, se produz entre 105 e 175 kg desses grãos, com o mesmo consumo de combustível. A soja, por exemplo, consumia 68,3 ml de diesel para produzir 1 kg de grãos. Hoje, o consumo é de 8,8 ml de diesel para a mesma produção.

Da mesma forma, a eficiência no uso de água pode ser demonstrada com o aumento na retenção da mesma no solo e na eficiência da irrigação.  Em arroz, por exemplo, o consumo de água para produção de 1 kg de grãos baixou de 3.900 para 1.304 litros, em 20 anos. É importante destacar, ainda, que a planta consome aproximadamente mil litros de água para a produção de 1 kg de grãos. Nesse contexto, o agricultor é o gestor da eficiência no uso dessa água, produzindo alimentos para o consumo urbano.

A atividade biológica é difícil de ser quantificada, mas é evidente com a retomada de fauna nativa em todos os ambientes de agricultura. A adoção de boas práticas agrícolas, como o plantio direto e a não queima de palha, combinada com a consciência de preservar recursos naturais, resultou na retomada de cadeias tróficas mais equilibradas.

O evento Rio+20 é o momento de colocar na balança os efeitos da soma de todos os processos de eficiência adotados no uso de recursos naturais, que levam o agricultor brasileiro e todos os setores envolvidos com a produção de alimentos a assumirem, com orgulho, os resultados da evolução da agricultura nesses 20 anos. 

O plantio direto é o fator que mais influenciou o impacto ambiental positivo nesse período.  Os agricultores, com o apoio da pesquisa, da genética, da indústria de insumos e de todos os segmentos que abrangem a produção de lavouras, determinaram as mudanças necessárias para o benefício de toda a sociedade. 


Autoria: Dirceu Gassen

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: