CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Diretamente da França, mais uma edição da especialização Food and Agribusiness Managment da Audencia Business School e FECAP


Estou em viagem para a França onde participo, nos últimos 8 anos, todo ano, de um encontro com alunos internacionais. E neste ano estarei com 30 alunos do mundo todo em um programa que objetiva formar gestores de agribusiness, ou seja, é o FAM, Food and Agribusiness Managment, com a faculdade francesa Audencia Business School, na cidade de Nantes (França), e em parceria aqui no Brasil com a FECAP, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado.

São alunos de vários países onde os recebemos aqui no Brasil também, eles vêm aqui e passam dois meses, em um programa que é o Master Science que envolve um ano e meio lá na França e nesse programa a minha responsabilidade é de mostrar a esses alunos o que significa o agronegócio brasileiro, as experiências tropicais que nós dominamos, e como podemos e devemos aumentar as relações internacionais.

E uma coisa muito importante que eu observo nesse convívio como cultura é muito importante, como é diferente a gente tratar, dar aula, se relacionar, ouvir e desenvolver essa juventude da África, da Ásia, da América Latina, dos vários pontos da própria Europa, dos Estados Unidos, ou seja, eu diria que o agronegócio tem uma grande necessidade de compreensão de diferenças culturais.

Então estarei lá na cidade de Nantes e vou mandar aqui as mensagens para todos os nossos ouvintes do Agroconsciente, procurando trazer também o que está acontecendo no ambiente europeu, em meio a uma guerra envolvendo Rússia e Ucrânia, uma guerra inesperada, inflação, altos custos, problemas com energia, e as preocupações dos próprios agricultores do agronegócio europeu com relação às cadeias produtivas e a todo o processo de supply chain, de relacionamento entre oferta e demanda.

Vamos iniciar lá as nossas aulas. Então estarei como um grande amigo de todos vocês, diretamente lá da Europa, para o nosso Agroconsciente aqui do Jornal Eldorado. Haisem e Carol, façam seus pedidos para trazer alguma lembrança alimentar de lá. E uma delas, na cidade em que estarei, a sidra, aquela sidra deliciosa feita de maçã, é um drinque, é uma bebida extraordinária e farei uns drinques em homenagem a vocês aqui, queridos amigos e parceiros desse nosso Agroconsciente. Então até lá, daqui a pouco, direto da França pra vocês!


Tags
  • eventos
  • Comentários
    Voltar

    Referências

    www.agricultura.gov.br
    Ministério da Agricultura - Portal da
    Agricultura, Pecuária e Abastecimento

    www.embrapa.gov.br
    Embrapa - Empresa Brasileira de
    Pesquisa Agropecuária

    www.ital.sp.gov.br
    Instituto de Tecnologia de Alimentos

    www.alimentosprocessados.com.br
    Alimentos Processados

    Receba as Novidades no seu Email: