CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Tomate cru e feira da fruta: a nova linguagem da democracia brasileira


Tomate cru e feira da fruta: a nova linguagem da democracia brasileira

A galera no poder da voz que ecoa o anonimato de segmentos "das ruas”, passou a mandar palavrão, xingamento e porrada virtual e ovacional pra cima da Presidenta. Tá certo que D. Dilma tem casca grossa, dá suas belas patadas na própria equipe, tem também a coisa da decadência global da classe política, mudanças sociais e o reino do marketing na ampliação de sonhos, vontades, desejos humanos. Mas a representante do povo brasileiro eleita em legítima democracia, ao contrário dos períodos da ditadura militar, tem no exercício do seu cargo um necessário respeito dos brasileiros.
 
A brigalhada dos candidatos, e das próprias facções do partido da presidenta, o ir para as ruas cobrar sonhos prometidos e impossíveis de serem entregues pela própria inoperância, confusão, má intenção e incompetência via manifestações com máscaras ou sem; não dignifica quem manda o tomate cru para a presidenta. Talvez ela não expresse, mas deve retribuir mentalmente com um "feira da fruta". E assim criamos uma nova linguagem da democracia brasileira (salvos pelo agronegócio).
 
A ignorância, associada com violência e ideais superiores da humanidade transformados em tabulas chulas, sempre foram o combustível das tragédias de massa no planeta. Se a presidenta Dilma aparecesse sozinha e em pessoa na frente de uma dessas manifestações, pergunto: poderia haver diálogo ou o que aconteceria?  O que você acha? Eu tenho profundo receio do que a democracia e a tolerância populista, associadas com promessas de sonhos irrealizáveis, pode fazer com uma sociedade e com as pessoas.
 
Está na hora de um líder do país, dentro do seu direito institucional, se afastar das disputas eleitorais e colocar ordem em pensamentos, e naquilo que precisa ser feito, e representar não os desejos, e os fetiches das mercadorias, como dizia Marx, e iniciar a construção de uma política, de um diálogo e de uma realidade de resgate de valores.
 
Não está certo xingar a presidenta eleita democraticamente nas urnas. E também está errado colocar as urnas a serviço do poder pelo poder. Falta liderança de verdade. 


Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: