CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

CCAS participa de fórum sobre o desafio de alimentar o mundo


14/09
CCAS participa de fórum sobre o desafio de alimentar o mundo

Cadeia produtiva precisa unir esforços para garantir produção de alimentos

O Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) participou na última semana do VII Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos – Desafio 2050, iniciativa da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal), ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio) e Embrapa, no Senado Federal, em Brasília/DF.

Estiveram presentes para representar o conselho Antonio Roque Dechen, presidente do CCAS e da Fundação Agrisus, também professor da ESALQ/USP; José Otavio Menten, diretor financeiro do CCAS, vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS) e professor associado da ESALQ/USP; e Lidia Cristina Jorge dos Santos, diretora administrativa do CCAS e sócia do escritório Figueiredo e Santos Sociedade de Advogados.

Trata-se de um evento extremamente importante para o desenvolvimento do agronegócio em que é preciso a união da academia, associações, empresas, governo para garantir a produção de alimentos no mundo. Dados da FAO mostram que uma em cada oito pessoas no mundo passam fome. “Neste sentido o Brasil será extremamente importante: temos condições de aumentar a área produtiva em 40% sem a necessidade de ter novas áreas. O agronegócio é o setor que mais cresce e movimenta a economia do País, portanto investimentos em tecnologia e infraestrutura se fazem necessários para a rentabilidade do negócio”, destaca Antonio Roque Dechen, presidente do CCAS.

Na ocasião, foram homenageados os heróis da Revolução Verde: Alberto Duque Portugal, pesquisador da Embrapa; Carlos Clemente Cerri, professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP; Geraldo Sant'Ana de Camargo Barros, professor e pesquisador da USP; Heitor Cantarella, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas; Lourival Carmo Monaco, presidente da Fundecitros; Luiz Otávio Campos da Silva, pesquisador da Universidade de Viçosa; Mauro de Rezende Lopes, coordenador de Projetos do Centro de Estudos Agrícolas do Ibre; Teresa Losada Valle, pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas; José Aroldo Galasini, pesquisador da EMATER/PR e Ruy de Araujo Caldas, professor de ciências genômicas da Universidade Católica de Brasília.

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: