CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Cidades: questão ambiental e voto


28/09
Por: Coriolano Xavier

Por Coriolano Xavier, Vice-Presidente de Comunicação do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), Professor do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM. 
 
O desperdício de alimentos parece uma endemia da modernidade. Os Estados Unidos, por exemplo, estavam jogando no lixo ou largando pelo caminho cerca de 40% dos alimentos, considerando-se o ciclo da fazenda ao garfo.¹ No Brasil, fala-se em desperdício alimentar de 20 a 30%. O desperdício em si já é uma questão moral, pois subtrai parcela do direito a vida de milhares de famintos que habitam o planeta. Mas o nosso foco, aqui neste comentário, é o problema que isso representa, enquanto fator gerador de lixo.
Mas não fica nisso, pois  além da enorme quantidade desperdiçada de alimentos, temos ainda o gigantesco volume de embalagens e componentes utilizados para a comercialização dos produtos, que precisa ser regularmente descartado. Quando essa imensidão de lixo vai para aterros sanitários, tudo bem. Mas boa parte nem aí chega e tem destinação inadequada em rios, lagos, mar e outros locais, gerando impactos negativos sobre o ambiente e a qualidade de vida das pessoas.
Em nosso país, ainda não há estrutura suficiente para coleta seletiva e reciclagem de lixo. Nem em cidades pequenas, com um desafio de lixo menor, nem na maioria das cidades de maior porte, pelo Brasil afora. Às vezes, até já existem processos organizados de coleta seletiva; mas é comum encontrar um descompasso entre eles e os investimentos necessários para a industrialização do lixo, quebrando assim a corrente da eficiência na reciclagem.
Um dos caminhos para mudar essa realidade está no voto, buscando o comprometimento de partidos, governos e candidatos com políticas que construam uma urbanidade mais sustentável.  Agora mesmo teremos uma grande rodada de eleições municipais, que é uma oportunidade para se debater e alertar as pessoas sobre a importância de plataformas políticas com proposições para ganhos de qualidade ambiental no dia a dia das cidades.
Em sustentabilidade, o homem é o que mais conta. Seja como beneficiário, seja como agente. Antes de ficar esperando por políticas públicas, ou torcendo pela evolução  dos  pressupostos da chamada economia verde (ainda germinando), temos que tomar partido e mudar visões em prol de cidades e estilos de vida mais harmonizados com o ambiente e a conservação de recursos.
Isso implica em revisar os próprios hábitos, é claro. Mas também significa revisar crenças, ideologias e critérios de escolhas políticas. Significa participar mais das discussões sobre a realidade em que se vive, conhecer melhor as plataformas de gestão pública dos partidos ou candidatos e, por fim,  também votar na sustentabilidade.
Não importa se a proposta for modesta, limitada no seu alcance, e representar um avanço pequeno na direção de um mundo melhor. O ponto é outro e tem a ver com atitude: se os problemas existem, alguma coisa tem que ser feita. É isso que nos torna uma humanidade. Com um detalhe: nosso horizonte não é hoje, ou o ano que vem, mas sim os 9 bilhões de seres humanos que habitarão o planeta, em cerca de 30 anos.
** Diagnóstico encontrado em relatório do NRDC – Natural Resources Defense Council (Conselho de Defesa dos Recursos Naturais) 

Sobre o CCAS
O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.
O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.
Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.
A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: