CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Conselheira do CCAS explana sobre cenário da pecuária para pré-candidatos do governo do PR


06/08

As eleições estão chegando e os pré-candidatos precisam entender as demandas das categorias e diante desse cenário, entidades realizam com encontros com esse objetivo: compartilhar os desafios do segmento. Dessa maneira, na última quarta-feira (1°), no Senac, em Curitiba (PR),  a médica-veterinária, conselheira do Conselho Científico Agro Sustentável  (CCAS) e vice-presidente do Sindivet-PR, Roberta Züge, e representantes de classe, explicaram sobre o Cenário da Pecuária Paranaense, suas demandas, questões de sanidade e o papel dos médicos veterinários.

“Além da contextualização dos cenários econômicos e da grande relevância da pecuária para o Paraná, pontos importantes como a necessidade urgente de fomentar os sistemas de inspeção municipal (diversos municípios não possuem sistemas estruturados), a ausência destes proporciona o comércio irregular de produtos, o que pode ser uma fonte perigosa de contaminações. A importância de conceber projetos de desenvolvimento, com a alocação de pesquisadores nas empresas, permitindo que a massa intelectual que esta sendo formada não saia do País e possa desenvolver tecnologias aplicadas a nossa realidade, o fortalecimento de departamentos que possam alocar informações de importância para as tomadas de decisões. Assuntos técnicos como a não erradicação de algumas doenças nos rebanhos, que além das perdas produtivas, podem transmitir doenças ao consumidor”, explicou Roberta sobre os assuntos abordados durante o encontro.

Roberta Züge apresenta demandas da pecuária do Paraná

Para ela, é de extrema importância que os pré-candidatos possam conhecer e estudar as demandas de categorias que não estão envolvidas com campanhas ou que tenham interesses diretos no governo. “Torna-se uma fonte imparcial, que busca esclarecer pontos importantes para que as políticas públicas possam favorecer o crescimento do setor. Nosso interesse é levar os conceitos corretos e propostas adequadas com o foco no desenvolvimento de uma pecuária sustentável em todas as esferas, sanitária, ambiental, social e, também pontuar as questões como bem-estar animal e competitividade”, explica.

O primeiro pré-candidato ao Governo do Paraná a participar do encontro foi Ratinho Junior e será realizado com todos os outros políticos. Evento é realizado pelo Sindivet (PR).

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: