CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Dia Mundial da Alimentação: não se trata apenas de um dia


17/10
Por: José Luiz Tejon Megido

Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan. 
 
Tivemos ontem o Dia Mundial da Alimentação (16/ de outubro) e comida significa elemento vital para a paz no mundo. A fome não apenas mata, mas cria assassinos, desenvolve vítimas, a tortura, e o sofrimento. Casa onde falta pão todo mundo discute e ninguém tem razão, já dizia o velho ditado.
O Brasil aprendeu a produzir alimentos em terras fracas. Terras brasileiras são dependentes de tecnologia para produzir. Precisamos dar nutrientes para o solo, para as plantas, proteger as sementes, e a produção de alimentos no Brasil só foi possível pelo desenvolvimento do saber, do conhecimento de como fazer isso no cinturão tropical planetário.
Produzimos o equivalente para poder abastecer mais de um bilhão de seres humanos na terra e poderemos duplicar isso nos próximos dez anos. Das atuais 200 milhões de toneladas de grãos, poderemos ir para 400. Podemos dobrar hortaliças, frutas, cacau, crescer de novo em borracha, expandir na cana, com tecnologias inovadoras, como o novo carro que vai transformar eletricidade a partir do etanol, ou seja, o Brasil poderá significar a segurança alimentar e energética de mais de três bilhões de seres humanos na terra, nos próximos 20 anos.
No dia Mundial da Alimentação celebramos não apenas esse progresso brasileiro, como o continuo alerta sobre a fome, ainda apavorando quase um bilhão de pessoas, e o dado impressionante da distribuição da riqueza onde 71% dos seres humanos vivos na terra representam apenas 3% de toda riqueza. Ou seja, somos ainda um planeta de pobres. Mas que tenhamos alimento, comida e tudo isso com sustentabilidade e segurança alimentar!
Um papel sensacional para o Brasil e brasileiros: uma missão. Assegurar o fim da fome no mundo e prover alimentos de qualidade com sustentabilidade para todos os mercados e para 100% da população brasileira.
 
Dia Mundial da Alimentação: não se trata apenas de um dia, mas de todo santo dia!
 
Sobre o CCAS
O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.
O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.
Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.
A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: