CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Engenheiros da Paz


05/10
Por: Antonio Roque Dechen

Por Antonio Roque Dechen, Presidente do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), Professor Titular do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ/USP, Presidente da Fundação Agrisus e Membro do Conselho do Agronegócio (COSAG-FIESP).
 
É com grande satisfação que comemoramos na próxima semana, no dia 12 de outubro, o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo. Aqui estamos para ressaltar as atividades dos profissionais de ciências agrárias, presentes no dia a dia de todos nós, de forma tão intensa e muitas vezes despercebida.
Uma presença marcante em tudo que usamos e fazemos. Desnecessário mencionar nossos alimentos, frutas, verduras, carnes, grãos, energia, roupas etc. As atividades e a produção agrícola em uma abrangência maior, o agronegócio está presente não só na vida dos brasileiros, mas atinge hoje uma escala mundial, como temos assistido com frequência como Agro é Tec, Agro é Pop, Agro é Tudo.
Merecem nossos cumprimentos e reconhecimento os profissionais de ciências agrárias por contribuírem de forma tão marcante para o desenvolvimento da agricultura com sustentabilidade ambiental. Como referências temos as ações da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP), Fundação Agrisus da FAO, de todas as Entidades de Ensino e Pesquisa Agronômicas, das Associações de Engenheiros Agrônomos, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, enfim, de toda classe agronômica brasileira. Todos eles preocupados e engajados nas ações relativas a sustentabilidade ambiental, ou seja, do sistema solo, planta e atmosfera.
Passa despercebido de grande parte dos consumidores que nossos alimentos são oriundos de uma complexa interação dos fatores: solo x planta e atmosfera, interação essa de intensa complexidade envolvendo a fertilidade do solo, pois os nutrientes necessários para as plantas, em quantidades equilibradas, estão relacionados com a disponibilidade de água, formando a solução do solo. Boas condições climáticas e assim teremos a germinação das plantas e o complexo sistema bioquímico de formação de compostos e desenvolvimento dos vegetais com a produção de folhas, frutos e grãos, por nós consumidos, garantido a nossa qualidade de vida. Portanto são aqueles nutrientes da solução do solo, absorvidos pelas plantas e transformados em produtos, folhas, grãos e frutos que consumimos e são, portanto, os nutrientes para a nossa vida.
O agronegócio brasileiro, com o desenvolvimento e uso de tecnologias avançadas, é hoje a esperança da sustentabilidade política e econômica de nosso País. Destaca-se recente artigo publicado pelo pesquisador da EMBRAPA Monitoramento por Satélite, Dr. Evaristo de Miranda, salientando o fato do Brasil produzir uma tonelada de grãos por habitante, além de 35 milhões de toneladas de tubérculos; 40 milhões de toneladas de frutas; sete milhões de toneladas de bananas; um milhão de toneladas de castanhas, amêndoas e nozes; 34 milhões de toneladas de açúcar/ano; 31 bilhões de litros de etanol; 35,2 bilhões de litros de leite; e 4,1 bilhões de dúzias de ovos. Na produção animal o país abateu 30,6 milhões de bovinos; 39,3 milhões de suínos e seis bilhões de frangos. São números fantásticos com uma contribuição extremamente significativa na balança comercial brasileira e demonstração evidente da eficiência e evolução das atividades agronômicas, pois o Brasil nos anos 70 era importador de alimentos, e hoje é um grande exportador. Somos, no entanto, um grande fornecedor de commodities primárias. Precisamos envidar todos os esforços para a agregação de valores nos nossos produtos agrícolas e assim melhorarmos a nossa balança comercial.
Nada mais justo rendermos nossas homenagens aos profissionais de agronomia quando comemoramos o Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo pelo seu trabalho e dedicação à produção agrícola. Obrigado por contribuir com a paz mundial, pois já dizia Norman Borlaug, Nobel da Paz em 1970: “Não se constrói a paz em estômagos vazios”.
Vale lembrar Cora Coralina: “Em qualquer parte da terra o homem estará sempre plantando, recriando a vida e recomeçando o mundo”. Parabéns Engenheiros da Paz, profissionais da Agronomia e produtores rurais por garantirem o pão nosso de cada dia  e a nossa sempre tão almejada paz .

Sobre o CCAS
O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.
O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.
Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.
A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: