CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Marcelo Morandi é o novo conselheiro do CCAS


07/11
Marcelo Morandi é o novo conselheiro do CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), organização da Sociedade Civil, criada em 2011 com o objetivo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura, anuncia Marcelo Morandi como novo membro.

Pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Meio Ambiente desde 2001, alguns destaques do currículo de Morandi são: coordenou a Carteira de Projetos de Gestão Racional de Agrotóxicos da Embrapa e o Grupo de Trabalho de Controle Biológico do Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (COSAVE) e é membro do Grupo de Trabalho da Política Nacional de Biocombustíveis, RenovaBio, responsável pela construção de métricas e ferramentas para o programa de Créditos de Descarbonização no Brasil.

Muito conhecido no setor, o pesquisador atua em PD&I na interface entre agricultura e meio ambiente, com ênfase nas áreas de avaliação de sustentabilidade e desenvolvimento de bioinsumos.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

"O time do CCAS está cada vez maior e crescendo com qualidade. São muitos os profissionais qualificados que comungam o pensamento de que é fundamental, e também um grande desafio, passar para a sociedade informações da maneira mais simples e clara, valorizando sempre o conhecimento científico", diz José Otávio Menten, presidente do CCAS.

"É com grande satisfação que recebo o convite para participar do CCAS e poder contribuir na construção de uma agricultura cada vez mais sustentável no Brasil. Como gosto de sempre lembrar, sustentabilidade é uma jornada, não um episódio. E essa caminhada precisa ser sobre bases sólidas e com respaldo científico. Já avançamos muito, mas ainda há um longo caminho à frente", ressalta Morandi.

Conheça o currículo do novo conselheiro:

Marcelo Augusto Boechat Morandi

Engenheiro Agrônomo (1995, Universidade Federal de Viçosa-UFV), mestre (1997 - UFV) e doutor (2001 - UFV no programa 'sandwich' da Universidade de Guelph, Canadá) em Agronomia/Fitopatologia. Atuou como professor de Fitopatologia na FESURV/UniRV-GO e de Microbiologia Ambiental na PUC-Campinas. É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Meio Ambiente desde 2001. Atua em PD&I na interface entre agricultura e meio ambiente, com ênfase nas áreas de avaliação de sustentabilidade e desenvolvimento de bioinsumos. Coordenou a Carteira de Projetos de Gestão Racional de Agrotóxicos da Embrapa e o Grupo de Trabalho de Controle Biológico do Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (COSAVE). Membro do Grupo de Políticas Nacionais de Biocombustíveis RenovaBio, responsável pela construção de métricas e ferramentas para o programa de Créditos de Descarbonização no Brasil. Coordena o Grupo de Trabalho de Métricas de Baixo Carbono da Embrapa (GT-Carbono). Representante da Embrapa na Comissão de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e na Comissão Executiva Nacional do Plano Setorial de Consolidação da Economia de Baixo Carbono na Agricultura (Plano ABC+). É membro do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) da FIESP e membro do Conselho Superior da Fundação Fórum Campinas Inovadora e do Conselho do Instituto Agrogalaxy. Como gerente, ocupou os cargos de Chefe-Adjunto de Comunicação e Negócios (2010/2011),  Transferência de Tecnologia (2011/2012) e de  Pesquisa e Desenvolvimento (2012/2015) e Chefe-Geral da Embrapa Meio Ambiente  (2015-2022).

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: