CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Ciro Antonio Rosolem, conselheiro do CCAS, está entre os 100 melhores cientistas da América Latina


18/03

Foi divulgado pelo AD Scientific Index o Ranking Latin America Top 100 Agriculture & Forestry Scientists 2022 (Top 100 cientistas das áreas agrícola e florestal na América latina em 2022). A lista reconhece os pesquisadores mais influentes e produtivos.

Ciro Antonio Rosolem, conselheiro do CCAS, aparece no 28º lugar. Os nomes reconhecidos pelo ranking se destacaram pelo desempenho em termos de produção e impacto de seus estudos, em seus respectivos campos de pesquisa.

O Índice Científico AD (Índice Científico Alper-Doger) é um dos mais importantes no campo científico e utiliza critérios bastante sólidos para determinar quais são os melhores pesquisadores envolvidos. É um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cientistas individuais.

"É extremamente gratificante aparecer nessa lista e estar ao lado de diversos pesquisadores internacionalmente relevantes. Esse tipo de reconhecimento reforça ainda mais nossa vontade de continuar trabalhando e buscando cada vez mais compartilhar conhecimento”, comemora Rosolem.

Graduado em Agronomia em 1973, mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) em 1978 e doutor em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) em 1979, sempre pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo. Cientista Visitante da Universidade da Califórnia, Davis, em 1984/85, Rosolem foi fundador, Diretor e Diretor-Presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais. Foi Diretor do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da UNESP,  coordenador da área de agrárias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo de 1995 a 2007 e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. É professor titular da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, membro do International Plant Nutrition Council e do Conselho Científico do Agro Sustentável (CCAS). Possui larga experiência na área de Agricultura, com ênfase em fertilidade do solo, adubação, fisiologia aplicada, crescimento radicular, sistemas de produção agrícola, rotação de culturas e ciclagem de nutrientes, atuando principalmente nas culturas do algodão, soja, plantas de cobertura e integração lavoura-pecuária.

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: