Produzir mais, sem degradar o meio ambiente. Esse é o principal desafio da produção de alimentos no Brasil e no mundo. E nessa busca pela agricultura sustentável, o uso racional de agrotóxico, o investimento em tecnologia e a qualificação do produtor rural ganham, cada vez mais, o foco das atenções.
De olho nessa preocupação, o 10º Seminário Meio Ambiente e Cidadania, realizado pelo Hoje em Dia, levanta a discussão por meio da conferência “Agricultura sustentável: alimento para todos”. O tema será apresentado pelo engenheiro agrônomo Luiz Carlos Behring Nasser.
O especialista reforça que essa discussão é necessária, já que a produção de alimentos é crescente. Porém, ele destaca que os cultivos têm sido feitos de forma menos agressiva e mais sustentável.
Atualmente, as principais intoxicações alimentares têm sido causadas, em sua maioria, por bactérias presentes nas comidas. Por isso, cresce, cada vez mais, a exigência por produtos certificados, que são mais seguros para o consumo saudável.
Por causa dessa demanda, aponta Luiz Carlos, os governos municipal, estadual e federal têm tratado do assunto com mais atenção. “Isso é muito importante, pois faz a sociedade rural produzir alimentos de qualidade, sem agressão ao meio ambiente. Até os anos 1950, nós importávamos mais e produzíamos menos. Já na década de 1970, os governos começaram a investir em tecnologia e em treinamento dos técnicos brasileiros. Agora, começamos a colher esses frutos”, diz.