CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Décio Gazzoni, Conselheiro do CCAS, é Empossado na Academia Brasileira de Ciência Agronômica


16/10

No dia 09 de outubro de 2023, Décio Luiz Gazzoni, renomado Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa e membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), foi empossado na Academia Brasileira de Ciência Agronômica, ocupando a cobiçada cadeira número 9 como imortal. A solenidade, marcada por significativos momentos de celebração e reconhecimento à sua trajetória, ressaltou a relevância de seu trabalho na área agronômica.

Gazzoni, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1971, trilhou uma carreira de sucesso dedicada à pesquisa e desenvolvimento no campo da agronomia. Além de sua vasta formação acadêmica, com mestrado em entomologia concluído em 1974, ele acumulou uma lista impressionante de realizações ao longo de sua carreira.

Durante a cerimônia, Gazzoni expressou seu entusiasmo com suas realizações: "Como Engenheiro Agrônomo, acho que cheguei muito mais longe do que imaginava em 1968, quando ingressei na Universidade. Aliás, fiz questão de rememorar os fatos da vida acadêmica no meu discurso de posse. Me sinto ainda mais feliz por ter como madrinha ninguém menos que a Mariangela Hungria, uma das melhores cientistas do Brasil, reconhecida mundialmente, e o Ministro Roberto Rodrigues, meu amigo e ídolo profissional", disse o homenageado.

O presidente do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), José Otávio Menten, também destacou a importância da nomeação de Gazzoni como imortal na Academia. “A presença de um profissional de tamanho gabarito no CCAS é um privilégio e a homenagem é mais do que justa pelos serviços prestados à ciência agronômica”, disse Menten.

A trajetória de Décio Gazzoni é marcada por diversos cargos de liderança e contribuições significativas para a agricultura brasileira. Ele ocupou posições como Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados), Chefe Geral da Embrapa Soja (Londrina) e Diretor Técnico da Embrapa (Brasília). Além disso, atuou como Assessor da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Gazzoni é reconhecido por sua ampla produção científica, com centenas de artigos completos publicados em periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos e outras publicações bibliográficas. Além disso, ele orientou 134 estudantes em estágios, monografias e dissertações, contribuindo para o avanço da agronomia no Brasil.

“Com uma carreira brilhante e um compromisso inabalável com a ciência agronômica, Décio Gazzoni continua a ser uma figura de destaque no cenário acadêmico e científico brasileiro. Seus esforços e contribuições são dignos de celebração e inspiração para as gerações futuras”, finalizou Menten.

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: