CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

MP 910? legal ou do mal?


MP 910? legal ou do mal?

Mais uma vez assistimos em nosso Brasil varonil uma discussão que extrapola os limites do assunto em pauta. Sempre que a palavra Amazônia aparece, há uma comoção geral. Todos querem defender a Amazônia, mesmo sem saber de que se trata. E de que trata a MP 910? Da regularização fundiária. Áreas ocupadas até 2012. Atualização de leis antigas, obsoletas ou com impossibilidade de serem cumpridas. Traz poucas coisas novas.

É importante porque sem a regularização, milhares de produtores rurais vivem à margem do sistema. Eles não têm direito a financiamento, não têm acesso a políticas públicas. Trata-se então, também, de um ato de cidadania. Mas, também, como esses pequenos produtores não são donos legais da terra não podem ser responsabilizados pelo que ali ocorre. Por exemplo, queimadas. Não são obrigados a cumprir o que dispõe o Código Florestal Brasileiro.

Mas, como sempre, quando aparece a palavra Amazônia, todos se tornam especialistas. Novamente, artistas, economistas, ambientalistas e que tais se tornam experts em Amazônia, em política fundiária. Tentam colar a pecha de MP da grilagem em um instrumento legal construído para acabar com a grilagem, para controlar a ocupação das terras. A posição destes guardiães urbanos é tão absurda como seu desconhecimento sobre o assunto. A MP 910 atualiza a lei 11.925/2009, que trata da Amazônia. Agora se propõe a extensão da lei para todo o Brasil. Ou seja, todo o blá-blá-blá sobre aumento de queimadas, prejuízos à imagem do país e às atividades comerciais por facilitar a ocupação da Amazônia é completamente fora de propósito. A lei para a Amazônia já existe desde 2009.

Aproximadamente 85% dos pedidos de regularização fundiária cobertos pela MP 910 se referem a áreas com menos de quatro módulos fiscais. Agora, a área foi estendida para até 15 módulos fiscais, ou seja, abrange áreas de cinco a 110 ha, dependendo da região. Pequenas propriedades. Muitas delas em assentamentos do INCRA feitos nas últimas décadas e nunca regularizados. Além disso, a modernização proposta adequa o texto legal ao entendimento do Supremo Tribunal Federal, evitando a interpretação de que terras ocupadas por quilombolas ou comunidades tradicionais amazônicas pudessem ser regularizadas em nome de terceiros. Há ainda a possibilidade de regularização de áreas ocupadas de até 2.500 ha, mas neste caso a terra será paga pelo valor da terra nua. Não se trata de doação ou legalização de grilagem. 

Um dos pontos polêmicos da medida, justamente o que conferirá agilidade ao processo, tirando da fila centenas de milhares de produtores, é a dispensa de vistoria prévia para a concessão do título de propriedade. Bastará a declaração do interessado, acompanhada do CAR – Cadastro Ambiental Rural, e do georreferenciamento em alguns casos. Ocorre que o CAR pode ser conferido por fotos de satélite, não é necessário visitar o local para se descobrir possíveis fraudes ou o descumprimento do Código Florestal. Ou seja, além de oferecer ferramentas ao poder público para fiscalizar o cumprimento do Código Florestal, permitirá a responsabilização pela eventual ocorrência de queimadas e outros crimes ambientais. É impossível punir alguém se não há um responsável legal pela área.

É importante que a população entenda que a MP 910, chamada de MP da grilagem é, na realidade, um instrumento contra a grilagem, contra a ilegalidade; um instrumento que auxilia no controle da ocupação da Amazônia. Dá ferramentas para o combate às queimadas, traz para a legalidade uma infinidade de agricultores que produzem alimentos para o consumo interno. MP 910 – a MP legal.


Autoria: Ciro Rosolem

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: