CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

CCAS vai disponibilizar todo seu acervo de artigos em apoio a Agroteca idealizada pela Esalq/USP e Associação de Olho no Material Escolar


12/06

No ar a partir de 29/05, a Agroteca, uma Biblioteca Virtual com embasamento científico, ganha um importante apoio do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) que vai disponibilizar todo seu acervo de artigos e conteúdos técnicos. A parceria entre a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e a Associação De Olho no Material Escolar resultou na criação dessa plataforma virtual, que tem como objetivo fornecer acesso livre a professores e interessados em temas relacionados ao agronegócio.

Letícia Jacintho, presidente da Associação De Olho no Material Escolar, comenta que o objetivo do projeto é reforçar os pilares de atuação da associação, colocando a educação como uma prioridade. Através da Agroteca Digital, será possível ampliar o acesso do público a informações de qualidade sobre o setor rural, contribuindo para a formação de valores e visões de futuro pessoal e profissional.

Um estudo realizado pela FIA/USP em abril trouxe à tona a forma pejorativa com a qual o agronegócio é abordado nos livros escolares. Ao analisar mais de 9 mil páginas de dez das principais editoras de livros utilizados nas redes pública e privada em todo o Brasil, foram identificadas 746 passagens negativas ou "fortemente negativas" sobre o setor rural, um número 60% maior do que as menções neutras ou positivas. Além disso, 97% dessas menções aparecem em textos autorais e opinativos, sem embasamento científico.

Diante desse cenário, o CCAS, que é uma organização que busca promover a sustentabilidade do agronegócio brasileiro por meio de atividades técnico-científicas, posicionou-se favoravelmente à Associação De Olho no Material Escolar desde a sua criação. Com associados que são profissionais de diversas áreas e formações, o CCAS compartilha a visão e valores da associação, acreditando que o assunto precisa ser discutido em todas as esferas, especialmente no ambiente escolar.

José Otávio Menten, presidente do CCAS, enfatizou a importância da Agroteca Digital ao afirmar: "É preciso que esse assunto seja discutido em todas as esferas, especialmente no ambiente escolar. Quando conhecemos o 'De Olho no Material Escolar' e constatamos que a proposta seria colocar à disposição da população a realidade da agricultura com imparcialidade, ética e transparência, e valorizando o conhecimento científico, identificamos que também seria uma luta do CCAS". Menten, um dos idealizadores da biblioteca virtual, juntamente com outros professores, foi quem estabeleceu o contato com a USP para desenvolver a parceria e criar a Agroteca.

É importante ressaltar que o setor agropecuário tem passado por constantes mudanças nas últimas décadas, envolvendo legislações ambientais,  trabalhistas e aprimoramento tecnológico. No entanto, essas alterações não têm sido refletidas nos materiais didáticos, que ainda apresentam uma visão negativa do agronegócio, deixando de mostrar sua importância para a economia. Além disso, muitos desses materiais carregam informações incorretas sobre temas como reforma agrária, trabalho escravo no campo e uso excessivo de agrotóxicos, contribuindo para uma má compreensão do setor. Segundo Menten, há uma comunicação deficiente entre o agro e a ciência.

Com a parceria entre o CCAS e a Agroteca, espera-se que a disseminação de informações baseadas em evidências científicas contribua para uma visão mais abrangente e precisa do agronegócio. A disponibilização do acervo do CCAS e a produção regular de novos artigos pelos conselheiros contribuirão para uma educação mais embasada e para o desenvolvimento de uma mentalidade sustentável no campo.

A Agroteca Digital trará diversos recursos, como games, vídeos, exercícios, reportagens e livros, que passarão por revisão por especialistas da ESALQ/USP. Com acesso livre, essa plataforma visa fornecer conhecimentos atualizados e confiáveis sobre o agronegócio, estimulando o interesse e o aprendizado dos professores e demais interessados nessa área fundamental para o desenvolvimento do país.

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: