CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Conselheira do CCAS, Roberta Züge se candidata ao parlamento luxemburguês para representar brasileiros


11/08

Roberta Züge, conselheira do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), aceitou o desafio de se candidatar ao parlamento luxemburguês. Por seu intenso engajamento em diversas questões que afetam o país, a Conselheira recebeu o convite para a candidatura, visando representar os interesses dos brasileiros em Luxemburgo.

Luxemburgo possui um sistema parlamentarista, onde os partidos têm um número limitado de assentos para concorrer. De acordo com "Contacto", um veículo de comunicação local, mais de 27 mil brasileiros adquiriram a nacionalidade luxemburguesa e agora desejam participar das eleições em 8 de outubro.

Um estudo de opinião realizado pela empresa norte-americana LuxCitizenship revelou que cerca de 24% dos luxemburgueses que vivem no Brasil têm a intenção de votar nas eleições em Luxemburgo. Entre as razões apontadas para esse interesse, estão: “sentir-se parte da sociedade, integrar o novo país, ser considerado um cidadão luxemburguês, estar mais próximo das decisões e escolher representantes do poder legislativo que se preocupem com os neo-luxemburgueses”.

O partido "Os Piratas" anunciou a candidatura de Roberta Züge como forma de defender os interesses desses novos luxemburgueses de origem brasileira. A veterinária brasileira, que adquiriu a nacionalidade luxemburguesa em 2018 e reside no Grão-Ducado há três anos, pretende ser a voz daqueles que não têm voz. Ela enfrentou as dificuldades de ser imigrante, mesmo sendo uma cidadã luxemburguesa, e acredita que Luxemburgo deveria aproveitar melhor os frutos de sua diáspora.

Durante sua apresentação como candidata, realizada em Colmar Berg, Roberta Züge afirmou que se sentiu lisonjeada com o convite, mas também indecisa diante da responsabilidade de se tornar uma deputada. Sua decisão de aceitar a candidatura veio quando uma amiga brasileira lhe disse: "Esse convite não é só seu, é nosso!". Além disso, a reflexão de sua filha, Fernanda Züge, teve um peso significativo. Fernanda destacou que "só nos arrependemos do que não fazemos".

“O Conselho Científico Agro Sustentável se orgulha desse importante passo da nossa Conselheira e reafirma sua missão de discutir temas relevantes relacionados à sustentabilidade da agricultura, tanto no Brasil como em países estrangeiros”, disse José Otávio Menten, presidente do CCAS.

 

Por meio dessa candidatura, Roberta busca ampliar sua atuação, contribuindo para a construção de um Luxemburgo mais inclusivo e representativo, onde os brasileiros tenham voz e se sintam genuinamente integrados à sociedade.

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: