CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Conselheiro do CCAS, Ciro Antônio Rosolem, é o moderador e membro da comissão organizadora das conferências da FAPESP


16/06

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) tem o prazer de anunciar a participação do conselheiro Ciro Antônio Rosolem como moderador e membro da comissão organizadora de uma série de conferências promovidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Essas conferências, realizadas todas as últimas sextas-feiras, têm como objetivo explorar uma variedade de temas e contar com a presença de renomados especialistas em cada área.

O programa, que busca aproximar os interessados em diferentes temas e explorar sinergias acadêmicas, visa trazer informações de qualidade para o público em geral. Cada sexta-feira é dedicada a um tema específico, com palestras proferidas por profissionais altamente qualificados. Essa iniciativa da FAPESP está alinhada com o propósito do CCAS de defender a academia e promover pesquisas científicas.

No próximo dia 30 de junho, a Professora Marta Vasconcelos, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), será a palestrante, abordando os tópicos de Mudança Climática, Nutrição de Plantas e Produção de Alimentos. A temática é de extrema relevância, considerando os efeitos do aquecimento global e dos eventos climáticos associados à degradação do solo, perda de matéria orgânica e nutrientes, bem como nos reflexos na produção e qualidade dos alimentos.

Estima-se que aproximadamente 30% das flutuações anuais na produção de alimentos estejam relacionadas às mudanças climáticas. No Brasil, além da diminuição da produtividade, há previsões de alterações nas regiões de produção, o que pode fragilizar ainda mais a segurança alimentar das populações mais vulneráveis. Marta Vasconcelos, uma especialista renomada nesse assunto, abordará esses desafios e possíveis soluções em sua conferência.

Marta Vasconcelos é bióloga e doutora em Biotecnologia pela Universidade Nova de Lisboa e pelo International Rice Research Institute (Filipinas). Atualmente, ela é Cientista Principal e Professora Auxiliar na Universidade Católica Portuguesa, além de ser Diretora Adjunta do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), onde lidera o Grupo de Ambiente e Recursos, bem como o Laboratório PlanTech (Nutrição Vegetal e Biotecnologia para a Sustentabilidade). Seu grupo de pesquisa trabalha na interface entre a nutrição vegetal e humana, promovendo alimentos ricos em nutrientes à base de plantas para sistemas agroalimentares mais sustentáveis. A Professora Vasconcelos tem uma extensa e bem-sucedida trajetória de coordenação e participação em projetos que envolvem diversificação de culturas, cadeias de valor, nutrição vegetal e recursos genéticos.

Como moderador das conferências, Ciro Antônio Rosolem, trará sua vasta experiência e conhecimento para enriquecer os debates. Sua participação como membro da comissão organizadora reforça o compromisso do CCAS em promover a sustentabilidade na agricultura brasileira e valorizar o conhecimento científico.

“A agricultura desempenha um papel fundamental para o país e seus cidadãos, por isso é crucial que professores, pesquisadores e especialistas nesse campo apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, a fim de fornecer informações mais precisas à sociedade. O conhecimento acumulado nas universidades e instituições de pesquisa, aliado à vasta experiência dos agricultores, deve ser disponibilizado ao público para que a realidade da agricultura, especialmente seu caráter de sustentabilidade, seja amplamente divulgada. O CCAS, em conjunto com a FAPESP, está comprometido em promover essa troca de conhecimento e contribuir para o avanço da agricultura sustentável no Brasil”, disse Rosolem.

Para mais informações e inscrições, acesse o site da FAPESP

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: