CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Conselheiro do CCAS debate produção sustentável de alimentos e energia


29/05

O engenheiro agrônomo, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste e membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), Sérgio Raposo de Medeiros, participou de um seminário sobre produção de alimentos e energia limpa, promovido pela JBS em parceria com o Estúdio Folha. Medeiros, compartilhou sua expertise e opiniões sobre as estratégias necessárias para alcançar o equilíbrio entre a produção de alimentos e energia, sem a necessidade de expandir as áreas de agricultura e pecuária, além de tornar o agronegócio mais moderno e sustentável.

No encontro, o conselheiro ressaltou que a situação atual do setor agropecuário é positiva e o Brasil tem potencial para manter uma produtividade expressiva nas próximas décadas. Segundo o pesquisador, o uso de tecnologias disponíveis e a pesquisa em novas áreas devem impulsionar ainda mais a produtividade agrícola e pecuária.

“Precisamos de investimento contínuo em pesquisa. Temos resultados promissores obtidos pela Embrapa e outras instituições de pesquisa brasileiras, como os avanços na área de bioinsumos. Embora a pesquisa demande tempo, por vezes décadas e muito investimento, os resultados podem ser significativos e contribuir para tornar a agropecuária parte da solução, ao invés de ser vista apenas como um problema”, disse Medeiros.

Durante suas falas, o conselheiro do CCAS também destacou a importância da informação para os produtores rurais e citou o exemplo do aplicativo "Pasto Certo", que oferece informações valiosas para melhorar a eficiência na produção pecuária sobre pastagens. Além disso, ele mencionou tecnologias como a suplementação na seca, a genômica e a tecnologia da informação como ferramentas que podem impulsionar a produtividade e reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Medeiros abordou também a importância da preservação ambiental e sua relação direta com a produção agrícola. Ele ressaltou que os produtores rurais dependem das condições ambientais e que a preservação das áreas de proteção permanente e reservas florestais é fundamental para manter o equilíbrio e garantir serviços ambientais essenciais, como o abastecimento de água e a ciclagem de nutrientes.

“Nossa participação em eventos como esse, que buscam levar informações de credibilidade à população, embasados em conhecimento científico para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas, contribuem para uma maior compreensão da importância da agropecuária”, disse o conselheiro.

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: