CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Mensagem aos formandos Engenharia Agronômica Esalq


12/09

José Otávio Menten, presidente do CCAS, e professor associado do Departamento de Fitopatologia e Nematologia da ESALQ, foi escolhido para ser o patrono da 109ª turma de Engenharia Agronômica da Esalq na solenidade de formatura da classe, que aconteceu no último dia 18/01.
A seguir, a mensagem dedicada tanto aos formandos da turma quanto a todos os engenheiros agrônomos.
“Prezadas Autoridades
Prezados Pais, Familiares e Amigos presentes.
Queridos formandos em Engenharia Agronômica.
                É um privilégio formar-se Engenheiro Agrônomo. É a profissão do hoje, do Brasil que tem vocação para o agro. É a profissão do presente e do futuro. O mundo vê o Brasil como o país com o maior potencial para produzir alimentos saudáveis, suprindo a demanda interna e externa. Também somos líderes na produção de agroenergia, limpa e renovável, e de florestas plantadas. O agro busca atender as principais necessidades humanas com sustentabilidade, respeitando o ambiente e as pessoas.  Teremos grandes desafios antes, dentro e depois da porteira. Há necessidade de profissionais bem formados para atuar com insumos, máquinas, crédito, seguro, planejamento, biotecnologia,  sistemas de produção, recursos naturais, engenharia rural, defesa agropecuária, beneficiamento, processamento, industrialização, armazenamento, logística, comercialização, etc. O Engenheiro Agrônomo é o profissional mais capacitado, com formação sólida e ampla,  ética e comprometimento,  para liderar ações no agro sustentável. Patrono é quem empresta o nome à turma. É uma honra ser o Patrono da F2012. Os mesmos sentimentos que tenho por minha filha, Marcella, uma das formandas, tenho por todos vocês. Sejam felizes como Engenheiros Agrônomos!! Façam a diferença!!
                Vocês estão se formando numa universidade reconhecida mundialmente e numa das melhores Escolas de Agronomia. Vocês têm, como exemplo, o criador de nossa escola,  Luiz de Queiroz.  O Hino da ESALQ ressalta: “Plantar, criar e conservar. A ESALQ existe prá ensinar. Cumprindo missão vitoriosa”. Vocês tem um grande desafio: atender as necessidades de uma população cada vez mais  urbana e exigente. Como diz a Ode à ESALQ: “Eia, pois,  esalqueanos, sem guerra! Co ´a bandeira da Escola na mão, ensinai que plantar nesta terra é lutar pela grande Nação! F2012: Sucesso na vida profissional e pessoal. A ESALQ confia em vocês! O Brasil e o mundo precisam de vocês!!”

 

Prof. Dr. José Otávio Menten
Coordenador do Curso de Engenharia Agronômica da USP/ESALQ
Patrono dos Engenheiros Agrônomos– USP/ESALQ  F2012.

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: